sexta-feira, 23 de julho de 2010
ATENÇÃO - Insulina com problemas!!!!
LOTE A688 065 de insulina HUMULIN NPH U100 do Laboratorio Lilly esta com problemas. Se vc esta fazendo uso ou tem na sua geladeira para uso futuro, descarte a insulina. Quando utilizada ha uma curva de glicemia totalmente anômala, bem como sua ação e duração são completamente diferentes de uma NPH normal, causando um aumento na dosagem e diminuição no tempo de duração. A principio achei que se tratava de um efeito somogyi.
Curiosamente, excesso de insulina pode aumentar a glicemia. Esse fenômeno se chama efeito Somogyi e é frequentemente notado por donos que monitoram a glicemia do animal em casa.
O motivo pelo qual o efeito Somogyi ocorre é o seguinte: sempre que o nível de glicose cai muito ou de forma rápida, o organismo do animal pode, de forma compensatória, converter glicogênio hepático em glicose no sangue. Isso é acompanhado pela liberação dos hormônios adrenalina e cortisol, que tornam o animal temporariamente insulino-resistente.
Mesmo quando o aumento da dose de insulina ocorre lenta e cuidadosamente, é possível ultrapassar a dose adequada e atingir a superdosagem, acarretando na rápida passagem do estado de hipoglicemia para hiperglicemia ainda mais intensa do que aquela anterior à medicação. Devido aos hormônios, o animal pode passar a se apresentar menos responsivo ao tratamento e, caso a superdosagem continue a ser administrada, o efeito Somogyi pode perigosamente levar à conclusão de que o animal precisa de mais insulina.
Uma vez que é incomum estar monitorando a glicose no momento exato em que o efeito Somogyi ocorre, é interessante reconhecer os padrões para detectá-lo, prevenindo, assim, a superdosagem contínua:
* Um padrão típico, mais freqüentemente visto com insulinas de ação prolongada, é um nível elevado e constante açúcar no sangue, não responsivo à insulina, durante um período de dias. Às vezes, freqûentemente quando se eleva a dose de medicação, esse nível encontra-se pontuado por quedas bruscas da glicemia a valores muito baixos (possivelmente acompanhado de sintomas de hipoglicemia), seguido de um rápido retorno ao nível alto e não responsivo.
* Quando são empregadas insulinas de ação mais curta, o efeito Somogyi pode se manifestar sob a forma de rápida alternância entre níveis altos e baixos de glicose, sem lógica aparente. Os altos e baixos são ambos exagerado em comparação com o que se veria com uma dose menor.
Nem sempre é fácil diferenciar a curva glicêmica do efeito Somogyi de uma curva resultante do término de ação normal da insulina. Uma maneira de diferenciá-las é determinar uma curva glicêmica (ensaios repetidos a cada 2 horas, com início na administração de insulina), por dois dias e observar o formato da curva. Se apresentar a forma de um vale, com inclinação gradual, não se trata de efeito Somogyi.
Um sinal bastante bastante determinante é a apresentação de níveis mais altos de glicemia após o aumento na dose de insulina. Entretanto, outros fatores que não tenham correlação com a dosagem também podem acarretar esse aumento.
Portanto, se voce tem em casa para consumo proprio ou do seu animalzinho a insulina HUMILIN NPH Lote A 688 065, do laboratorio Lilly NÃO USE!! Proavelmente trata-se de um lote defeituoso que me causou uma serie de transtornos. Dentre eles uma cistite enfisematosa na chocola em virtude da descompensação da glicose.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Saudade!
Ahhh maldita saudade! Essa palavrinha que so existe na lingua portuguesa! Sim... é verdade. Saudade não existe em nenhum outro idioma. É uma palavra única que descreve a mistura dos sentimentos de perda, distancia e amor. Reza a lenda que a origem dessa palavra é da palavra solidão (solitude em latim e na sua forma poética solitudine). Na verdade a origem pouco importa, o que mais importa é o seu significado. No Brasil existe até um dia da saudade que é o 30 de janeiro.
Varios tipos de saudade existem: saudade daquele ente querido que se foi, de um lugar, de uma época da vida; mais nada, nenhuma dor da face da terra, se compara a saudade de um amor perdido!!! Essa doi demais da conta. Posso falar disso com relativa fluencia, pois vivencio tal situação.
Uma vez ha alguns anos atrás, quando estava em visita em Patos de Minas, vi uma frase escrita no tumulo de um parente distante: "Só o tempo apaga a saudade". Pode até ser verdade, mais não tenho essa certeza. O tempo apaga tudo, até mesmo a saudade do ente querido, mais de um amor perdido não apaga.
Como dizia Ray Charles na sua belíssima canção I can't stop loving you - "They say that time heals a broken heart, but time has stood still since we've been apart" em bom portugues significa: Dizem que o tempo cura um coração despedaçado, mas o tempo permanece parado desde que nos separamos". Alias, uma das letras de musicas mais sabias que ja escutei em toda minha vida. Quem ainda não colocou um "quarter" numa jukebox wurlitzer e ficou observando o rotulo do 45 rpm "abc paramount" girando enquanto na sua cabeça girava tambem um milhão de pensamentos regados a um bom scotch? Pois então... eu mesmo ja viz isso. Inumeras vezes. Algumas delas é claro que a gente não consegue segurar as lagrimas, (e dizem que homem não chora heim!!!)
Mas se o tempo apaga a saudade, quanto tempo demora pra ele agir heim?? Porque não é uma questão de dias, semanas e meses. SIM MESES!! Porque no caso em questão ja se passaram meses. Sete na verdade. E nada! A imagem dela contnua por aqui, me assombrando. Estou me sentindo um verdadeiro Mr. De Winter (de Rebecca romance de Daphne du maurier). Basicamente Mr de Winter vive a sombra de seu primeiro amor Rebecca de Winter nunca se permitindo a novas experiencias porque a sombra de sua mulher falecida em circunstancias prá lá de suspeitas não lhe permite.
Ahhh e tem mais. Esse negocio que para esquecer um amor do passado só é preciso arrumar um novo, é a mais pura inverdade que ja escutei. Isso não existe. Alias recomendo nem tentar. Porque sempre há uma comparação entre as duas pessoas, como uma faz isso e a outra aquilo, em determinadas situações. E fora que voce ainda está correndo o sério risco de magoar uma pesoa bacana que te ama. É aquela famosa frase: a pessoa certa na hora errada! E pior... sair nem pensar. Torne-se um Howard Hugues. Recluso. E evite frequentar os lugares onde voces iam juntos, porque o pior pode acontecer. Voce pode encontrar a mulher da sua vida nos braços de outro "que nem um pedaço do seu pode ser". Aí meu carissimo so mesmo Maysa Matarazzo cantando "Meu Mundo Caiu" e aquele scotch amigo. Alias, nessas horas, o scotch é o cão engarrafado. O melhor amigo do homem na garrafa. Graças a DEUS, nunca passei por isso. Se passasse nem sei o que iria fazer. Por isso que ja deixo de prontidão uma fita cassete no porta luvas do meu carro. "Os grandes exitos de Maysa". Porque se isso acontecer é só ela que pode me acompanhar na decepção.
Doi??? Nossa! Doi demais viu! E ainda continua doendo a ausencia. Pior é o pensamento do que poderia ter acontecido se não fossem as circunstancias. Isso é o que não me sai da cabeça. É meu caro leitor, o coração tem razões que a própria razão desconhece!
Pra finalizar, a letra e o video da bela canção de ray charles gravada em 1962.
Assita o belo video no final da postagem!
I can't stop loving you.
(I can't stop loving you)
Não posso parar de te amar
I've made up my mind
Ja me decidi
To live in memory of the lonesome times
viver na memoria de tempos solitarios
(I can't stop wanting you)
It's useless to say
É inutil dizer
So I'll just live my life in dreams of yesterday
Então vou viver minha vida nos sonhos do passado.
(Dreams of yesterday)
Those happy hours that we once knew
Aqueles momentos felizes que conhecemos
Tho' long ago, they still make me blue
a tempos atras, ainda me deixam triste
They say that time heals a broken heart
dizem que o tempo cura um coração partido
But time has stood still since we've been apart
mas o tempo parou desde que nos separamos
Assinar:
Postagens (Atom)