domingo, 27 de junho de 2010

Mais Uma Paixão.




Wow! O que dizer dos nossos amigos peludos de quatro patas? Bom ja posso adiantar uma coisa: Se vc não gosta deles por favor me erre. Pode passar bem longe de mim. Porque realmente eu amo cachorros. Não adimito nenhum tipo de covardia com eles, sejam eles meus, de qualquer outra pessoa ou ainda de ninguem. Sim de ninguem, pois apesar de serem seres dependentes de carinho ainda conseguem manter liberdade no sentido mais puro da palavra. Os Cães, em minha opinião, são verdadeiros anjos peludos sem asas que Deus colocou aqui na terra pra dar um pouco mais de humanidade a propria humanidade.

Eu, particularmente, vivo com dois. Aliás duas. Natasha e Coca. Duas schnauzers maravilhosas que são a verdadeira alegria da casa.

Natasha ja me acompanha ha onze anos. Tem uma personalidade extremamente forte, desconfiada, independente, latideira (será que essa palavra existe??). Enfim um verdadeiro schnauzer mesmo. Todas as caracteristicas da psique de um schnauzer estão nela. Ou seja, faz o que quer, na hora que quer, e com quem ela quer. Apesar de ser independente, não gostar muito de colo, natasha está sempre por perto, mais mantendo aquela tradicional distancia do schnauzer.

Ja a coca (deriva do nome coca cola) mais que carinhosamente chamo de chocola, tem a personalidade totalmente diferente: É o verdadeiro cão carinho. Um poço de carinho, tanto dá quanto recebe. Embora as vezes tenha lá seus momentos de solidão, ela sempe prefere um colo. Adora receber carinho. Sobretudo na barriguinha. Chocola hoje tem 09 anos. Interessante é que ela nasceu exatamente no mesmo dia em que caiu o World Trade Center, ou seja 11 de setembro de 2001. Coca hoje requer alguns cuidados especiais e muita atenção. No inicio deste ano ela se tornou diabetica do tipo 1, ou seja insulino-dependente. Inevitavelmente, devido a uma deficiencia propria dos cães, ela enxerga com uma enorme dificuldade, mesmo tendo sido submetida aos melhores tratamentos relativos a catarata, uma perda considerável de visão foi inevitavel. Apos a cirurgia de catarata, e a substituição do cristalino por uma lente ainda em fase experimental nos USA desenvolvida pela Bausch e Lomb, sua visão ficou bastante comprometida, fazendo assim que ela seja um cãozinho bastante dependente.

Chocola precisa de um controle rigoroso de glicose, e insulina NPH duas vezes ao dia. Após a aplicação da insulina, tenho ainda que ter certeza de que ela se alimentou, pois caso contrario, poderá ocorrer uma crise de hipoglicemia.

O Cão e a Diabetes:

O primeiro sintoma de hipoglicemia é fraquesa e apatia. É nesse momento que devemos ter uma percepção e imediatamente fornecer algum doce ou algo que contenha glicose (Glucagon por exemplo) para que dessa forma evitemos a convulsão. Que diga-se de passagem é algo realmente chocante de se ver. No caso de uma covulsão que normalmente dura algo em torno de 30 segundos (mais parescem uma eternidade) o que se deve fazer é esperar o fim da convulsão e administrar doce imediatamente.

Quando a convulsão termina o cão volta um pouco desorientado. Portanto paciencia e calma nessas horas são importantíssimas.

No caso de hiperglicemia, é muito facil perceber. O cão aumenta radicalmente o consumo de água, chegando as vezes a implorar por ela. Basta verificar se o consumo de agua e a quantidade de urina do cão não estão acima do normal.

É claro que a melhor opção é ter a mão um glicosimetro. Com esse não tem erro. Em alguns segundos voce pode determinar o nivel de glicose no sangue do cão. Vale apena ressaltar que trata-se do mesmo glicosimetro humano. O processo tambem é exatamente identico. O melhor lugar para se medir a glicose é a ponta da cauda. Na orelha tambem funciona. Mais por ser mais peluda torna-se mais dificil a medição.

Ter um cão é uma grande responsabilidade. É quase como se ter um filho. As vezes acho que é até mais complicado, porque o cão não fala! Não sabe dizer o que está sentindo. Logo, se faz necessário um imenso senso de percepção para saber o que eles tem.

Não hesite! Ao menor sinal de problemas, leve-o ao veterinario. Não são 50 reais a mais ou menos que vão te deixar mais pobre ou mais rico. Não tente medicar por conta propria, pois alguns remedios humanos não podem ser administrado no cão. Dentre eles o diclofenato tanto de sódio como de potassio. (Votarem ou cataflam).

Chocolate e o cão:
Alguns donos (não gosto dessa palavra porque acho que ninguem é dono de ninguem) gostam de recompensar seus amigos peludos com um chocolatinho. Pois bem, sendo só uma recompensa, não ha nada demais. O que não pode é sempre dar ao cãozinho um pedacinho de chocolate toda vez que a gente come. O chocolate comum, possui uma substancia que não é absorvida pelo organismo do cão, o que pode causar riscos a saude dele. Pra isso ja existem os chocolates caninos sem essa tal substancia cujo nome me foge a memoria, e é claro que como qualquer doce aumenta a incidencia de caries no peludo.

Dermatites e o cão:
Uma das doenças mais comuns e inevitaveis no cão são as famigeradas dermatites. Elas se manifestam por varios motivos. Alergia, fungos, bacterias etc.

Dermatite Alergica: Tambem comnhecida como DAPI (Dermatite alergica a picadas de insetos). Comum tambem no ser humano. Esta talvez seja uma das mais complicadas porque depende de um fator externo, ou seja pulgas carrapatos e outros insetos que fazem parte do habitat do cão. Basicamente so é resolvida com a extinção do fator externo. Ou seja uma bela dedetização do ambiente por empresa especializada no assunto. Não tente fazer voce mesmo, a grande maioria dos venenos além de prejudicial ao cão, matam apenas o inseto em sua fase de vida adulta, não atingindo os ovos e nem as larvas, logo o problema sera resolvido por um curto espaço de tempo e apos decorrido esse periodo, tudo volta da forma que era. O Uso de esteroides (prednizona) alivia bastante o sintoma da alergia. Porem não deve ser usado a longo prazo pois os efeitos colaterais sobretudo nos rins ja é mais que conhecido da população.

Dermatite por bacterias: Pode ser causado por uma serie de bacterias sensiveis. Normalmente são gram positivas e anaerobicas. Se desenvolvem no cão peludo pela falta de oxigenação debaixo do pelo. O tratamento é simples: Banho a base de Clorohexidina, um antibiotico de amplo spectro (que pode ser adminitrado por via injetavel em dose única) e prednizona. O uso de uma pomada ou creme local tipo quadriderm tambem ajuda bastante na cicatrização.

Dermatite por fungos: Talvez a mais resistente delas. Esta exige um cuidado maior. A base do tratamento é cetoconazol. Anti fungico ja conhecido. Alem dos banhos com xampoo a base de cetoconazol, o uso do produto por via oral e recomendado. O tratamento dura em media 60 dias. Após o banho, uma cuidadosa secagem do cão deve ser feita, lembrando é claro, que o ambiente humido é propicio ao fungo. Prednizona tambem pode ser usada para que os sintomas sejam aliviados.

O cão e as vacinas:
É claro que devemos vacinar os cães. No so para garantir a saude e longevidade deles como a sua tambem. A vacina protege o cão de uma serie de doenças (10 ao todo) Algumas delas trasmissiveis ao homem. Logo vacinando seu cãozinho vc se protege e protege ele tambem. Alem dessa vacina (dectupla que outrora era conhecida como octupla)o cão deve tomar a vacina anti rabica. Essa ja e distribuida gratuitamente a população. Exitem ainda a vacina contra tosse dos canis e a vacina contra leishmaniose. Ambas ainda com eficacia questionavel.
Quanto a leismaniose, essa exige um post a parte so para essa terrivel doença, que afeta o homem, e que pode ser fatal.

O cão é sem duvida o melhor amigo do homem. É aquele amigo incondicional. Que vai te aceitar com todos os seus defeitos e todas as suas qualidades. Vai te amar incondiconamente, porvavelmente mais do que qualquer outro ser humano que voce possa conhecer durante a sua existencia. Embora muitas vezes curioso, não é encherido e nem bisbilhoteiro. Portanto da proxima vez que voce olhar para um cão, veja ele como seu melhor amigo, e eu posso te afirmar com absoluta certeza que isso fará de voce uma pessoa bem melhor do que ja é!!!

2 comentários:

  1. Oi, Leo..

    Faço minhas as suas palavras:
    "O cão é sem duvida o melhor amigo do homem. É aquele amigo incondicional. Que vai te aceitar com todos os seus defeitos e todas as suas qualidades. Vai te amar incondiconamente, porvavelmente mais do que qualquer outro ser humano que voce possa conhecer durante a sua existencia."


    Totó era e, Natasha e Coca são a prova viva disso..

    Essa afirmação é uma verdade inquestionável..não há ciência que evolua e modifique essa constatação simples, que todo mundo que já teve um cãozinho está cansado de saber

    " )


    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir