domingo, 27 de junho de 2010
Transcriptor Hydraulic Reference
Ahhhh...simplesmente o rei dos toca discos. Uma verdadeira obra de arte com uma função pratica. Reproduzir com perfeição os discos de vinil. Tamanha sua beleza que possui um exemplar em exposição permanente no Museu de Arte Moderna (MoMa)de NYC. Veja o link: http://www.moma.org/collection/object.php?object_id=3339
Ganhador de varios premios de design pelo mundo. Nove entre dez audiofilos serios preferem o transcriptor. Projetado por David Gammon na inglaterra e cobiçado por todos os colecionadored do mundo, o transcriptor se tornou uma verdadeira lenda entre os toca discos. Numa segunda fase de existencia, foi produzida pela J.A. Mitchell turntables. Ja bem mais leve que o original e segundo alguns, com a qualidade inferior ao projeto de gammon.
Ficou famoso em todo o mundo pela sua rara beleza pelo filme Laranja Mecanica (Clockwork Orange) do Kubrick. Naturalmente, alem de sua espantosa beleza, outro ponto é a sua qualidade!
Uma curiosidade: Alex, o protagonista do filme A Laranja Mecânica tem um Transcriptors Hydraulic Reference no seu quarto. Ele também tem um micro-cassette Philips... além de uma Jibóia. O diretor Stanley Kubric era fã das Transcriptors. Os Beatles também tinham Transcriptors. Por que será?
O sistema conta com um silencioso motor AC e prato tracionado por correia cilíndrica, que também move um copo-estrobo. Obtemos o ajuste fino de velocidade do prato pelo atrito de uma haste metálica sobre fluido de silicone, que fica dentro de um reservatório localizado sob o prato. O prato tem muita massa e como notamos na foto, tem apenas seis pontos de contato com um disco de 12' e três com um compato de 7'. A comutação liga-desliga era feito através de um imã sob um botão, que ao ser girado unia duas pequenas hastes metálicas encapsuladas num tubo de vidro.
Segundo alguns audiofilos, o LP 12 da Linn sondek tem a qualidade de audio superior ao transcriptor. No entanto seu design espartano, deixa muito a desejar se comparado a beleza espantosa do Hydraulic Reference. Um outro ponto critico do Linn é aquela famosa questão de casamento TD/Braço/Agulha. O Linn funciona muito bem quando todo o conjundo é da marca, o que não acontece no transcriptor.
Uma das melhores opções de braço para o transcriptor seria o SME. Como a propria fabrica diz: "The best pick up tonearm in the world" nada alem da verdade. Braço é SME e não se discute. Ponto. Existem sim outros tão bom quanto, mais a excelente relação custo beneficio e a facilidade de adaptação em praticamente qualquer toca discos faz do SME o detentor deste titulo.
Continuando o casamento, vem a parte mais importante do toca discos. A capsula com a agulha. Eu particularmente sou dado a agudos fortes, sobretudo acima dos 22.000 hz. Portanto contrariando a maioria dos audiofilos, sou adepto da eterna Shure V15 Type III. Segundo os maiores experts no assunto a Type III exagera um pouquinho nos agudos, problema que por sua vez ja foi corrigido nas versões posteriores (Type IV e Type V). Eu recomendo mesmo a type III. Na minha opinião simplesmente a melhor capsula ja fabricada pela Shure de todos os tempos.
Temos então o casamento perfeito: Transcriptor Hydraulic Reference, Braço SME 3009 ou 309, e por ultimo, a V15 type III da shure. No entanto toda essa pintura em forma de record player para mostrar todo o seu poder depende é claro da midia a ser ultilizada. De nada adianta essa parafernalia, para ouvir discos de novela gravados pela som livre de prensagem no minimo duvidosa. Para dar vida ao poder do transcriptor, recomendo os LP da Sheffield Labs ou os conhecedíssimos "Original Master Record" da MoFi (Mobile Fidelity). Usando estes discos não existe um ser normal e de bom gosto (não estou me referindo aqueles que escutam funk, axé, pagode e sertanejo em microsistem da aiwa)que não fique simplesmente boqueaberto com a qualidade e a sensação de palco sonoro do transcriptor.
Para acompanhar uma sesão em frente ao transcriptor recomendo Dom Perignon e beluga real! Simplesmente a combinação perfeita!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
acabei de adquirir um.....maravilhoso
ResponderExcluiracabei de adquirir um.....maravilhoso
ResponderExcluir